Como fazer backlinks de qualidade e melhorar seu tráfego orgânico

RODRIGO VALENTIM

Descobriu o Marketing Digital depois dos 45 e se apaixonou. Criou o projeto Mudar para Crescer, ajudando pessoas a saírem de sua zona de conforto e acreditarem que a mudança está ao alcance de todos, faz bem e é necessária!

Fórmula Negócio Online

Curso completo para criar seu Negócio Online do Zero

Centive One

Tema WP indicado para afiliados

WP RGPD PRO

Plugin para seu site ficar de acordo com a nova lei de proteção de dados da Europa e do Brasil.

Como fazer backlinks de qualidade

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Nesse artigo vou te ensinar como conseguir backlinks de qualidade para seu site.

Mas se você não sabe muito bem o que é, fique tranquilo que vou te explicar!

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de ter links apontando para seu site. Ou que backlinks são essenciais para um bom SEO.

SEO (Search Engine Optimization) é o processo para otimizar seu site e conteúdo visando melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

Dessa forma as plataformas de busca, como Google e Bing por exemplo, terão preferência por oferecer suas páginas aos usuários.

E com isso colocarão as mesmas no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave.

Ao utilizar determinadas técnicas, elas vão contribuir para melhorar a visibilidade do seu site nesses mecanismos de busca, gerando aumento de tráfego orgânico gratuito e autoridade.

E uma dessas técnicas é ter backlinks para seu site. Pois Google e demais buscadores entendem que se você tem boas referências, seu conteúdo é bom. E se é bom, vale a pena ele indicar para seus usuários.

O que são backlinks e para que servem?

O que são backlinks e para que servem
O que são backlinks e para que servem?

Vamos começar por algumas definições. Pois isso irá ajudar no momento que tiver que tomar decisões. E quais decisões são essas? Todas referentes as escolhas de como fazer backlinks de qualidade e onde ter os mesmos.

O que é Backlink?

Backlinks são links estrategicamente inseridos em um texto. Ao clicar no mesmo, o leitor é conduzido a uma página do seu site ou blog.

Com isso ele terá acesso a mais conteúdo relevante, alinhado com o assunto que está lendo. Pois o objetivo é proporcionar mais conhecimento ao leitor. E consequentemente também gerar tráfego orgânico de qualidade para o site ou blog.

O termo “backlink” vem simplesmente do inglês “back” que significa retorno e “link” significa ligação. Um backlink é, portanto, uma ligação de fora que direciona as pessoas para seu site. 

Qual a função do backlink?

Agora que você já sabe o que é um backlink, vamos ver sua função. Basicamente ele tem duas funções:

  1. Indicar ao usuário a localização externa de uma informação complementar ao que está lendo;
  2. Compartilhar a popularidade e autoridade de um site com outro.

1) Conteúdo Complementar

O objetivo de todo conteúdo de qualidade é fornecer todas as informações que o usuário busca. Além disso, o conteúdo precisa der relevante.

Não é raro quando você está explicando algum assunto, ter que abordar superficialmente outros temas. Para não perder o objetivo abordado, podemos fazer uso de links internos e externos.

Esses links conduzem a outros conteúdos mais específicos. E, com isso, explicar mais profundamente a palavra-chave que recebeu esse link.

O objetivo é melhorar a experiência do usuário. Pois dessa forma você consegue diferenciar os mesmos. Aqueles que sabem mais, poderá não ter a necessidade de ir atrás desse outro conteúdo.

Diferente de quem está iniciando e precisa de muita informação. Esse provavelmente fará bom uso dessas informações complementares.

2) Compartilhar autoridade e popularidade

O Google busca constantemente fontes relevantes e confiáveis de informações na internet. O objetivo é fornecer os melhores resultados de pesquisa possíveis aos usuários e suas solicitações. 

Se muitos sites em seu setor tiverem hiperlinks apontando para o seu, o Google entende que você é reconhecido como uma referência confiável. Ou seja, uma autoridade notória em seu campo.

Quanto mais alta é a autoridade do site que tem link externo para outro, mais ele contribui que o outro site ganhe autoridade. E, portanto, suba nos resultados da pesquisa.

É nesta segunda função que o SEO está particularmente interessado. 

Assim, considera-se que quando um site insere um link externo em algum conteúdo, é uma forma de recomendar outro conteúdo em um site diferente. 

Essa recomendação tem um simbolismo de confiança para os algoritmos utilizados pelo Google, por exemplo.

Eles entendem isso como um fator de relevância para determinar a classificação dos resultados do mecanismo de pesquisa. 

Em teoria, quanto mais backlinks um site tem (ou seja, links de outros sites que o recomendam), mais sua popularidade aumenta aos olhos do Google. 

Eu disse em teoria pois a realidade é um pouco mais complexa do que isso. Por isso a importância de se fazer backlinks de qualidade. Deixa eu te mostrar isso a seguir.

Como fazer backlinks de qualidade?

Como gerar backlinks de qualidade
Os backlinks precisam ser de qualidade

O que são Backlinks de qualidade?

Um backlink pode ser classificado como sendo:

  • Boa qualidade
  • Má qualidade

Diversos critérios vão contribuir para essa classificação. Principalmente relacionados com o contexto no qual o backlink está inserido.

um bom link, contribuir com sua estratégia de SEO, deve ser colocado em páginas e sites com as seguintes características:

  • Página de qualidade;
  • Dentro de um site confiável;
  • Bem referenciado;
  • Com autoridade;
  • Bem visitado, ou seja, com bom tráfego. 

O conteúdo da página na qual o backlink está posicionado deve ser preparado para atender os requisitos de SEO. Além de ser relevante para o tema do seu site.

A experiência do Usuário

Outro ponto a ser levado em consideração é a experiência do usuário. Ou seja, ele sairá satisfeito ou não dessa busca por informação?

Quando o usuário clica nesse link externo, é importante que suas expectativas sejam naturalmente atendidas. Dessa forma o conteúdo da sua página deve estar muito bem elaborado. Além de alinhado com o artigo do site que tem seu backlink.

O ideal é a palavra (ou frase) que tenha o link externo redirecionar a uma página do seu site bem estruturada. E precisa estar em torno do mesmo campo semântico. Com isso reforçará sua referência natural nessas palavras-chave.

Um bom link deve direcionar visitantes qualificados. Consequentemente o tráfego orgânico, sua taxa de conversão e suas vendas irão aumentar. Para isso, escolha um site de qualidade e com autoridade. Além de preparar muito bem sua página de destino.

Como conseguir Backlinks?

Como conseguir backlinks
Como conseguir backlinks?

Agora que você sabe como fazer backlinks de qualidade, é hora de ver quais são as diferentes técnicas para obter os mesmos.

Essa é uma tarefa importante! Principalmente se o seu blog ou site forem novos. Ou até mesmo se não tiver um bom tráfego orgânico.

Se esse for o seu caso, sugiro que dedique-se pelo menos 20 a 30 minutos diariamente para conseguir backlinks.

Existem centenas de técnicas para obter backlinks. E é por isso que irei indicar aqui quais são as melhores técnicas para obtê-los com rapidez.

Abaixo vou listar algumas técnicas de link building que irão te ajudar a aumentar o tráfego orgânico no seu site.  

#1 Cadastre-se em diretórios de sites

A primeira é se inscrever em diretórios online, ou seja, portais que divulgam sites de diversos nichos. São como classificados de sites.

Alguns fazem isso gratuitamente. Outros cobram pela divulgação ou pedem que divulgue no seu site o deles.

Normalmente eles possuem no menu um Call To Action (CTA). Pode ser por exemplo “cadastre seu site”.

Um formulário será exibido. Basta preencher com as informações solicitadas e enviar.

Porém é importante ter cuidado em qual você se inscreverá. Isso porque a qualidade e autoridade dele importam. Verifique se ele é do mesmo nicho que o seu. Se ainda não sabe qual seu nicho, leia esse artigo sobre como escolher um nicho de mercado: 9 dicas para começar um negócio próprio.

Por exemplo, se você fala sobre empreendedorismo, o ideal é que ele divulgue sites dessa área.

Pesquise na internet por sua “palavra-chave” e “divulgue seu site”

#2 Links em diretórios de artigos

Existem sites que aceitam receber conteúdos em forma de artigos para publicarem. Geralmente eles abordam temas variados.

Cada um tem sua regra específica, porém é normal aceitarem somente conteúdo relevante, relacionado a um dos temas do site e que seja original.

Para se inscrever basta criar a sua conta. Em seguida leia o regulamento para publicar seus artigos. Alguns limitam a quantidade de links que você pode inserir. Pesquise na internet por sua “palavra-chave” e “diretório de artigo

#3 Escreva um artigo em outros blogs

Outra ação é buscar por blogs que necessitam de conteúdo para publicar.

Normalmente não cobram nada pois ao publicar seu artigo, ajudará o mesmo a gerar notícias.

Entre em contato com portais ou blogs de conteúdo específico cuja informação publicada é relevante para o seu site.

É importante que seu artigo seja relevante e atual, podendo conter também eventos. Além disso, você precisa incluir links para o seu site. Lembre-se que esse artigo e a palavra chave que você escolheu para inserir seu link, precisa obrigatoriamente estar alinhado com o artigo do seu site.

Não force a barra. Não adianta escrever um artigo sobre culinária e no meio dele inserir um link que leva a um artigo no seu site que fale sobre “qual melhor banco para abrir sua conta MEI”.

O Google tem como verificar. E ao constatar que não foi um backlink de qualidade, não será bom para seus objetivos.

#4 Contate blogueiros

Existem diversos blogueiros que possuem uma forte audiência esperando para aprender.

Se uma das postagens de um blogueiro cobrir um tópico bastante amplo, pode valer a pena sugerir que inclua um link para sua postagem.

Dessa forma, se a audiência dele quiser mais informações sobre esta parte do artigo, eles podem ler o seu.

É uma situação em que todos ganham!

Mas também pode ser o contrário, se um dos artigos dele abordar um tema específico, que possa interessar aos seus leitores, não hesite em criar um link externo para ele. Isso é fazer backlinks de qualidade.

O importante é que a experiência do usuário seja sempre levada em conta. Proporcionar uma navegação de qualidade e interligada entre seus dois sites pode ser muito bem visto pelo Google.

#5 Participe em fóruns

Quinta ação é a participação de fóruns online. Existem muitos e com os mais variados temas.

Pesquise por fóruns que abordem um tema parecido ou idêntico ao tema do seu site ou blog.

Em seguida se cadastre e comece a participar.

Importante se planejar para contribuir frequentemente com publicações de qualidade. E com isso visando ajudar aos demais.

Geralmente a indicação de conteúdos de sites de terceiros é bem vista. Desde que agregue valor a discussão ou responda a dúvida de quem iniciou o post.

Em alguns inclusive você consegue adicionar algumas informações suas como se fosse uma assinatura. E em toda postagem, ao enviar, automaticamente ela vai aparecer no final.

Se houver essa opção, coloque um link para seu blog. Além de incluir nessa estrutura um backlink para seu site, você vai criando uma identidade que contribuirá no amento da sua autoridade Pesquise na internet pela sua “palavra chave” + “fórum”

#6 Use as redes sociais

como gerar backlinks através das redes sociais
Gerar backlinks através das suas redes sociais e seus amigos

Uma outra ação relativamente fácil de se realizar! E que está totalmente em seu controle. Utilize suas redes sociais para fazer backlinks de qualidade. E por que não a de familiares e amigos? Converse com eles. Peça ajuda!

Você pode postar links do seu site ou de seus artigos na sua conta do Facebook, Twitter, Pinterest por exemplo. E pedir para que as pessoas compartilhem também.

Pode criar uma página no Facebook com o tema do seu negócio. E em seguida chamar pessoas para curtir. Ao longo do tempo você vai postando o link dos seus artigos, interagindo com o público solicitando que comentem e compartilhem.

#7 Crie e promova seu conteúdo

A base de qualquer estratégia de link building é promover o seu conteúdo. Mas como isso funciona?

Na verdade, é muito simples! Trata-se de destacar seu conteúdo em todas as plataformas possíveis.

  • Em seu site principal 
  • Redes sociais 
  • Fóruns relacionado ao seu tema 
  • Diretório de artigos
  • Iscas digitais
  • Enviar e-mails 
  • Notificações

Destacar seu conteúdo em diferentes plataformas aumentará as chances de que ele seja compartilhado. E, possivelmente, obtenha um backlink.

Porém, é fundamental que seu conteúdo seja o mais completo possível.

Não hesite em pesquisar vários dias, até semanas, para fornecer ao leitor uma verdadeira enciclopédia sobre o seu tema.

Durante a sua pesquisa, não deixe de relacionar todas as fontes que lhe permitiram criar este conteúdo. Não só porque do ponto de vista moral é uma questão de respeito. Mas também porque é possível que estas fontes queiram interagir com o seu conteúdo. E até mesmo citá-lo.

Assim que a promoção de seu conteúdo estiver em vigor, não hesite em pressionar sua comunidade para interagir com ele, com compartilhamentos ou comentários.

Este método é muito eficaz, mas requer a criação de conteúdo excepcional para obter backlinks valiosos.

#8 Use a técnica de links quebrados

Essa técnica é bastante conhecida e ainda funciona tão bem.

Vou explicar como funciona.

Para começar, você terá que encontrar os sites relacionados ao seu tema e quais abordam um assunto sobre o qual você poderia propor seu conteúdo.

Uma vez confrontados com este assunto, usaremos extensão do Chrome chamado Check my links .

Este complemento do Google Chrome permitirá que você verifique os links nesta página e localize links corrompidos.

Mas o que é um link quebrado?

Os links que você integra em seus artigos conduzem a uma página de seu site ou de outro.

Às vezes, os links levam a uma “página de erro 404”.

Existem vários motivos para isso:

  • A pessoa excluiu seu artigo;
  • Alterou a URL;
  • Ou o site não está mais ativo.

Mas, independentemente disso, quem criou este artigo quis integrar um link para um outro conteúdo rico. E com isso atender a expectativa dos seus leitores. Ou seja, fazer backlinks de qualidade.

Acontece que o link não funciona mais, então qual a solução?

Simplesmente ofereceremos a ele nosso artigo em substituição a este link quebrado. Dessa forma permitirá que ele satisfaça seus leitores com um artigo completo sobre o assunto. E você acabou de ganhar um backlink.

Este método sempre funciona bem, no entanto, certifique-se de sempre oferecer um artigo complementar ao site.

Se o artigo não corresponder ao tema do artigo principal, o Google irá ignorar este link. Consequentemente todos os seus esforços serão em vão.

#9 Troque backlinks

Basicamente consiste em fazer parcerias com outros sites. Ou seja, você tem um backlink no site dele e ele tem um no seu.

Essa é uma ação delicada. O Google não vê isso com bons olhos. E dessa forma pode haver prejuízos ao seu site. Por isso, siga essas orientações:

  • Tenha apenas uma troca em cada site. Mais do que isso seu risco aumenta;
  • Execute essa ação com poucos sites parceiros;
  • Use os links externos dentro dos artigos e não em menus ou rodapés;
  • As palavras-chaves tem que ser condizentes com o conteúdo que está direcionando;
  • O conteúdo dos dois sites precisam estar dentro do mesmo tema.

Trocar poucos backlinks com alguns site parceiros tudo bem. Mas se exagerar na dose, pode ter prejuízo. Então use essa técnica com moderação. Faça quando realmente isso for gerar backlinks de qualidade

#10 Crie infográficos incríveis

Com o surgimento dos smartphones e da navegação móvel, os conteúdos gráficos aumentaram muito.

Por que isso?

Pela possibilidade dos micro conteúdos. Ou seja, é o conteúdo que você pode assistir em uma sala de espera, por exemplo. Ou entre dois compromissos, durante o almoço etc.

Os infográficos são muito interessantes, pois permitem condensar um conteúdo bastante grande em uma única imagem.

Além disso, os infográficos são muito ricos em recursos visuais, como costumamos dizer, uma imagem vale mais que mil palavras!

Então, como esses infográficos vão me trazer backlinks?

Simples! Devido ao seu formato (que pode variar muito) e ao seu conteúdo condensado. Pois em função disso, são frequentemente integrados aos textos do blog para explicar de forma clara e rápida parte de um assunto. Consequentemente, como esta imagem vem do seu site, você obterá um backlink muito valioso.

Os infográficos também são frequentemente usados ​​nas redes sociais. Por isso pode ajudá-lo a obter backlinks, já que essas imagens são frequentemente compartilhadas e citadas em diferentes artigos.

Como você deve ter entendido, um infográfico pode ser formidável para obter backlinks.

#11 Faça uso de Guest Posts

Essa é uma ação bem interessante, onde você publica seus artigos como convidado no site de outra pessoa. E nesse artigo tem links direcionados para seu site.

Como já vimos anteriormente, a qualidade do site em que você terá o backlink é muito mais importante que a quantidade.

Dessa forma, não adianta postar seu artigo em 10 sites de baixa qualidade. Comparativamente, é melhor postar uma única vez em um site com elevada autoridade.

Assim, é crucial que o blog ou site escolhido para publicar guest posts sejam de alta relevância. Pois dessa forma seu artigo publicado com link externo vai trazer também uma boa relevância para o seu site, além de um possível tráfego orgânico.

Então antes de aceitar fazer um guest post, pesquise sobre o anfitrião.

Onde conseguir essas parcerias?

Existe um site que facilita essa relação entre quem precisa de backlinks através da publicação de guestpost e os donos de sites com boa reutação cuja indicação tem peso.

Para incentivar a reciprocidade, ou seja, que haja um equilíbrio entre abrigar backlink no seu site e ter backlink no dos outros eles bolaram uma estratégia. Criaram uma moeda virtual chamada gest coin. Como funciona?

  • As pessoas que querem publicar um guestpost colocam um anúncio. Informam o tema, quantidade de links, fotos, palavras e quantas guest coin em troca.
  • Outros sites do mesmo nicho analisam a proposta e se candidatam. Por exemplo, você achou interessante ter esse artigo no seu site e se candidata.
  • A pessoa analisa os candidatos, verifica quem mais tem a ver com seu site e escolhe um. Suponhamos que escolheu você.
  • Você recebe o artigo e as orientações. Publica em seu site e recebe a guest coin.
  • Agora você tem um guestpost em seu site. E com isso, recebeu a guest coin. Agora pode publicar um anúncio também para que outro site publique seu artigo com um backlink.

Isso facilita bastante a troca. E eles oferecem outras ferramentas que ajuda a monitorar o link, passa informações sobre a qualidade dos sites, a autoridade, etc.

Pode usar gratuitamente, porém se associando é muito melhor. Você terá acesso a muitas outras ferramentas que ajudarão bastante a melhorar o SEO do seu site. Além de ao se tornar assinante, recebe duas guest coins e já pode obter dois backlinks. Para saber mais, clique aqui.

#12 Recorra ao seu concorrente

E se a maneira mais fácil de obter backlinks estivesse bem na sua frente?

A análise competitiva pode ser muito importante para sua estratégia de link building. Isso porque seus concorrentes têm backlinks valiosos de diferentes sites.

O que está impedindo você de vasculhar este site para oferecer seu rico conteúdo, ao invés do de seu concorrente?

Absolutamente nada ! Mas você ainda precisa encontrar os sites de onde vêm os backlinks.

Para isso, você pode usar uma ferramenta gratuita que vai facilitar muito a sua tarefa. É o verificador de backlinks Href.

Basta você inserir o URL de um site ou de uma página. Na sequência clique em Check Backlinks. A seguir ele exibirá todos os backlinks que apontam para esse conteúdo.

Quando aparecer o resultado, basta clicar no link. Com isso, chegará diretamente ao site emissor do backlink.

Agora você pode oferecer a eles um conteúdo mais completo do que aquele que ele cita atualmente. Isso é fazer backlinks de qualidade.

Mais uma vez! É importante que seu conteúdo seja muito mais denso e completo do que o de seu concorrente. Caso contrário não interessa ao remetente do backlink.

Conclusão

Vimos juntos neste artigo o que é um backlink, suas funções e, principalmente, como fazer backlinks de qualidade.

Mas existem muitas outras maneiras de obter backlinks, dezenas são encontradas todos os dias.

Não hesite em experimentar diferentes métodos você mesmo, ou até mesmo melhorar os mencionados acima.

Por fim, saiba que um backlink ajuda a fortalecer seu posicionamento e sua reputação aos olhos do Google.

Mas um backlink adquirido com métodos inescrupulosos pode fazer o contrário e diminuir o tráfego, além de obrigar o Google a pagar penalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine Nosso Boletim Informativo

Receba Atualizações E Aprenda Com Os Melhores

Artigos relacionado ao tema

RODRIGO VALENTIM

Descobriu o Marketing Digital depois dos 45 e se apaixonou. Criou o projeto Mudar para Crescer, ajudando pessoas a saírem de sua zona de conforto e acreditarem que a mudança está ao alcance de todos, faz bem e é necessária!

Fórmula Negócio Online

Curso completo para criar seu Negócio Online do Zero

Centive One

Tema WP indicado para afiliados

WP RGPD PRO

Plugin para seu site ficar de acordo com a nova lei de proteção de dados da Europa e do Brasil.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro

ÓTIMO😀!!!

Digite seu Email abaixo que entraremos em contato!
Claro, seus dados estão 100% seguros!